História do artesanato patchwork.

Esta técnica que encanta já é bem idosa no entanto é  muito jovem para muitas de nós.Está sempre se permitindo ser reinventada.Seja com o patchwork tradicional com seus blocos super elaborados e enigmáticos, seja com seus blocos estilizados e modernizados com uma infinita variedade de combinações de cores e formas. Vamos dá uma olhadinha na trajetória dessa idosa jovem senhora técnica, Patchwork.

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”.Também conhecida por  tecido feito de retalhos de tecidos variados, costurados entre si, ou estampado imitando esses retalhos. Peça feita com esse tecido.

O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting .

No século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares e os soldados usavam roupas com esta técnica por baixo das armaduras.                                               Acredita-se que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atual Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais. Mas os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados. Os cavaleiros da Idade Média também usavam acolchoados como proteção, embaixo da armadura de metal. Em meados do século XVII, a arte de quiltar chegou às Américas, mais especificamente aos Estados Unidos e Canadá. Trazida pelos colonizadores, era comum ver colchas feitas de linho ou lã, em panos inteiros ou a partir de medalhões centrais e bordas, que permitiam o aproveitamento total de retalhos, já que tecidos eram considerados preciosidade, assim como linhas e agulhas (que eram passadas de mãe para filha). As técnicas eram transmitidas pelas mães e avós para suas descendentes, assim surgiram muitas tradições relacionadas a tecidos, cores e desenhos.

Como surgiram os blocos e padrões que definem tempos e épocas da nossa  amiga técnica patchwork? Bem esse assunto é bem longo e  vai ficar para nosso próximo Bate Papo ok? Bjsss. Até o nosso próximo encontro.

Elisia Barros.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=patchwork

https://pt.wikipedia.org/wiki/Patchwork

http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/patchwork

 

Um comentário em “História do artesanato patchwork.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s